MODELOS DE OTIMIZAÇÃO DE REDES DE FILAS ABERTAS PARA PROJETO E PLANEJAMENTO DE JOB-SHOPS
Resumo
Neste artigo examinamos modelos de otimização baseados na teoria de redes de fi las abertas para o projeto eplanejamento de sistemas de manufatura discretos, como job-shops. Duas categorias de problemas são consideradas:
A primeira minimiza o investimento de capital de maneira a atingir uma medida de desempenho
(estoque em processo, leadtime de produtos), a segunda tenta otimizar a medida de desempenho sujeito às
restrições de disponibilidade de recursos. Diversas abordagens de solução conhecidas da literatura são apresentadas
e analisadas. A metodologia é ilustrada com um exemplo de uma rede job-shop derivado de uma
aplicação numa indústria de semicondutores.
Downloads
Publicado
2008-12-23
Como Citar
Bitran, G., & Morabito, R. (2008). MODELOS DE OTIMIZAÇÃO DE REDES DE FILAS ABERTAS PARA PROJETO E PLANEJAMENTO DE JOB-SHOPS. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 1(1). Recuperado de https://revistapodes.emnuvens.com.br/podesenvolvimento/article/view/8
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.