A RELAÇÃO ENTRE O TEMPO DE ABERTURA DO COMÉRCIO, FATURAMENTO DAS LOJAS E EXPOSIÇÃO DOS CLIENTES AO COVID-19 COM USO DE TEORIA DE FILAS
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2021.014Palavras-chave:
Teoria de filas, Comércio, Atendimento ao públicoResumo
Neste estudo utiliza-se a simulação para avaliar o impacto de diversos cenários de funcionamento do comércio na vigência da pandemia de COVID-19. Foi desenvolvido um modelo de simulação, baseado em Teoria de Filas, que permite relacionar o tempo que os estabelecimentos permanecem abertos, cenários de demanda, medidas de distanciamento social, faturamento, e qualidade de atendimento. Foram propostos cenários para diferentes períodos de abertura do comércio por 4, 6, 8 e 10 horas diárias. Os dados de atendimento foram coletados com trabalhadores de estabelecimentos comerciais. Após a execução do modelo de simulação foi possível perceber que um período de abertura maior ou igual a 6 horas diárias atende a` necessidade de que o cliente não fique no sistema por mais de vinte minutos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.