ANÁLISE DE DECISÃO MULTICRITÉRIO PARA IDENTIFICAÇÃO E PRIORIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA PÚBLICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2021.003Palavras-chave:
Segurança pública, Decisão multicritério, Value focused thinking, FITradeoff de ordenaçãoResumo
A segurança pública é um direito e dever de todos, corresponde à proteção do cidadão e do patrimônio, prevenindo e controlando manifestações da criminalidade e da violência. Contudo, a criminalidade tende a agravar-se em períodos de instabilidade, como a pandemia causada pela COVID-19. Nesse sentido, é importante que a esfera pública identifique e priorize ações estratégicas que assegurem a segurança dos cidadãos. Dessa forma, este estudo teve como objetivo identificar e priorizar estratégias de segurança pública a fim de reduzir a criminalidade durante o período de isolamento social ocasionado pela COVID-19. Para isso, fez-se uso das metodologias Value Focused Thinking e FITradeoff de ordenação. Por meio de um estudo de caso em um município do interior do estado de Pernambuco, foi possível recomendar ao decisor as ações que devem ser encaradas como prioridade para garantia da segurança pública. A ação voltada para a segurança da mulher foi considerada como prioritária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.