SELEÇÃO DE HORÁRIOS ESCOLARES COMBINANDO VALUE-FOCUSED THINKING E FITRADEOFF
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2021.005Palavras-chave:
Análise de Decisão, Análise de Stakeholders, Valores, Horários EscolaresResumo
O contexto de isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19 suscitou demandas como um maior cuidado na elaboração dos horários em instituições e ensino. O propósito deste estudo é recomendar um agendamento de horário escolar mais eficiente e que esteja em acordo com os objetivos e valores dos decisores em uma unidade da rede Federal de ensino. Para atingir este propósito, os objetivos dos decisores foram levantados por meio da abordagem Value-Focused Thinking e um conjunto de 100 horários viáveis foi gerado por meio do software ASC Timetables. Por fim os horários foram avaliados a luz dos objetivos com o método FITradeoff. Como resultado 4 horários foram selecionados para uma análise de sensibilidade e posterior recomendação final. Os resultados permitiram selecionar uma programação de horários mais eficiente e com critérios mais claros o que contribui para geração de consenso entre os envolvidos.
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