ANÁLISE MULTICRITÉRIO DA ESCOLHA DE UM NOVO CURSO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO TECNOLÓGICO

Autores

  • Edilacy Sampaio Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
  • Valério A. P. Salomon Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.4322/PODes.2019.004

Palavras-chave:

Análise multicritério, decisão discreta, educação tecnológica

Resumo

Uma das primeiras decisões tomadas pela administração de uma instituição de ensino é a escolha dos cursos a serem oferecidos. Este artigo apresenta um estudo de caso sobre escolha de um novo curso por uma instituição de ensino tecnológico na Região Norte do Brasil. O objetivo geral do estudo é resolver o problema de decisão discreto com análise multicritério. \textit{Analytic hierarchy process} (AHP) foi o método de análise multicritério aplicado no estudo de caso. A aplicação do método AHP gerou um resultado conclusivo: bacharelado em zootecnia é o curso de nível superior indicado para a instituição estudada.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Silva, E. S., & Salomon, V. A. P. (2019). ANÁLISE MULTICRITÉRIO DA ESCOLHA DE UM NOVO CURSO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO TECNOLÓGICO. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 11(1), 43–51. https://doi.org/10.4322/PODes.2019.004

Edição

Seção

Artigos