PLANEJAMENTO DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO CONSIDERANDO AJUSTES NA TABELA DE HORÁRIOS E JANELAS DE TEMPO
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2019.003Palavras-chave:
frota heterogênea, múltiplas garagens, demandaResumo
Propõe-se, neste trabalho, um modelo de otimização linear inteira para resolver o problema de
escalonamento de veículos com frota heterogênea e múltiplas garagens. São desenvolvidas duas
abordagens capazes de promover mudanças em uma tabela de horários já existente. A primeira, por
meio da aplicação de janelas de tempo, permite atrasar algumas viagens, buscando sincronizações. A
segunda possibilita a redistribuição da demanda de passageiros entre viagens com rotas compatíveis.
Ambas as abordagens podem ser experimentadas através de um resolvedor web, descrito neste
estudo. Realizaram-se testes computacionais com instâncias de 500 e 1000 viagens, considerando
cinco diferentes cenários. Cada cenário foi composto por três conjuntos de garagens e três conjuntos
de frotas. Os resultados indicam que as abordagens combinadas podem gerar economias de até 8%
nos custos do escalonamento dos veículos. Os resultados mais impactantes sugerem o agrupamento
de, aproximadamente, 25 viagens e um tempo médio de sincronização por janelas de tempo de 7
minutos para as instâncias de 1000 viagens.
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