O USO DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DECISÓRIO DE MODELOS DE SIMULAÇÃO - Uma aplicação no cálculo de emissões de gases em sistemas logísticos
Resumo
Este trabalho emprega redes neurais artificiais em modelos de simulação a eventos discretos para classificação de entregas de fornecedores em um sistema logístico. Os modelos executaram algoritmos de inteligência computacional para efetuar decisões baseadas nas emissões dos gases emitidos pela frota e custos gerados durante as entregas. Além disso foi realizada uma comparação de dois frameworks de redes neurais artificiais para determinar o mais eficiente em termos de desempenho. Foi utilizado o software livre e de código fonte aberto Ururau. Foram classificados fornecedores de regiões distintas para avaliar qual região tem maior numero de aprovações. A biblioteca Fast Neural Network apresentou melhor desempenho em relação à que estava sendo utilizada no software.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.