ANÁLISE ATUARIAL DA PROVISÃO DE EVENTOS OCORRIDOS E NÃO AVISADOS DA SAÚDE SUPLEMENTAR DE UMA OPERADORA DE PLANOS DE SAÚDE
Resumo
A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS foi criada com o objetivo de regular esse setor da economia que até então não possuia padrão de funcionamento. Sua principal atribuição é monitorar a saúde econômico-financeira das operadoras de planos e seguros de saúde, verificando se os serviços de saúde contratados por seus beneficiários estão sendo prestados. Caso a operadora não venha arcar com os compromissos assumidos, é dito que ela está insolvente. A solvência está ligada diretamente a constituição de provisões técnicas e seu registro em passivos contábeis. Este trabalho se propôs a fazer uma análise comparativa da Provisão de Eventos Ocorridos e Não Avisados (PEONA), com base numa amostra de custo de uma grande operadora de planos privados de saúde. A PEONA foi calculada através da metodologia estabelecida pela ANS e também por outras cinco metodologias: método Chain Ladder, método de Bornhuetter-Ferguson, método de Benktander-Hovinen, método da Log-Normal e método de Bootstrap. Os resultados foram comparados e discutidos e, o método Chain Ladder apresentou melhor resultado e a metodologia da ANS apresentou o pior resutado.
Palavras-Chave: Provisões de Eventos Ocorridos e Não Avisados. Agência Nacional de Saúde Suplementar. Solvência. Ciências Atuariais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.