A LEALDADE DO CONSUMIDOR COMO CONSEQUÊNCIA DAS EMOÇÕES, QUALIDADE PERCEBIDA, E VALORES DE CONSUMO: UM ESTUDO NO COMÉRCIO DE VAREJO TÊXTIL

Autores

  • Cristiana Demski da Silva União Educacional de Cascavel – Univel, Cascavel-PR, Brasil
  • Ricardo Boeing da Silveira Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Itajaí-SC, Brasil
  • Marcelo Moll Brandão Universidade Nove de Julho – Uninove, São Paulo-SP, Brasil

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a associação dos valores de consumo hedônico, utilitário e social/simbólico na avaliação da lealdade do consumidor em uma empresa de varejo têxtil para tapeçaria. A pesquisa pode ser caracterizada como um survey de caráter descritivo quanto aos seus fins, e foi realizada em uma empresa de tapeçaria, sendo aplicados   260 questionários. Para as análises estatísticas multivariadas dos dados utilizou-se o teste não paramétrico Kruskal-Wallis, assim como as correlações de Pearson para testar as hipóteses. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos clientes percebem os valores de consumo hedônico, utilitário e social/simbólico, bem como a qualidade percebida e as emoções no momento da compra. A dimensão mais citada pelos respondentes está relacionada a qualidade percebida, ou seja, o que os clientes mais observam na loja durante sua visita, são os itens relacionados a qualidade, sendo estacionamento, ambiente da loja, estrutura funcional e organizacional. Constatou-se também, que os clientes estão satisfeitos com a loja, devido ao seu mix de produtos, preços e a qualidade dos produtos.

Palavras chave: Valores de Consumo, Consumidor, Lealdade.

Biografia do Autor

Cristiana Demski da Silva, União Educacional de Cascavel – Univel, Cascavel-PR, Brasil

Possui mestrado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali (2013). Especialização em Controladoria pela Universidade Gama Filho - UGF (2011). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel - UNIVEL (2008). Professora Univel - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel, no Curso de Ciências Contábeis, nas disciplinas de Teoria da Contabilidade e Contabilidade Gerencial e Controladoria. Gerente Administrativo da Sierra Móveis Cascavel.

Ricardo Boeing da Silveira, Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Itajaí-SC, Brasil

Ricardo Boeing da Silveira cursou Graduação em Administração e concluiu o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí em 2005. COnclui o Doutorado no Programa de Pós Graduação em Administração da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo - FGV/EAESP em 2012, e é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí nos cursos de Graduação em Administração e Pós-Graduação Lato Sensu. Publicou artigos em revistas científicas, QUALIS nacionais e em anais de eventos, também QUALIS, internacionais e nacionais. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na graduação e monografias na pós-graduação. Coordena atualmente dois projetos de pesquisa e faz doutorado sanduíche na University of Nebraska - Lincoln, nos Estados Unidos. Atua na área de administração, com ênfase em mercadologia. Suas áreas de interesse são: marketing, comunicação, comportamento do consumidor, estudos cross cultural

Marcelo Moll Brandão, Universidade Nove de Julho – Uninove, São Paulo-SP, Brasil

Doutor em Administração pela EAESP/FGV com tese desenvolvida em comportamento do consumidor no varejo (2012). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e mestrado em Ciências Contábeis pela FUCAPE - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças (2006). Foi pesquisador do Projeto de Estudos sobre Atração dos Pólos Varejistas em SP - CEV/FGV. Experiência como professor de cursos de graduação, MBA e mestrado. Pesquisador da área de Marketing com produção de artigos científicos, e pesquisas aplicadas no mercado. Tem interesse de pesquisa em comportamento do consumidor (comportamento de compra da alta e baixa renda, ambiente de loja e respostas dos consumidores, percepção de crowding em ambientes de serviço) e estratégia em marketing (mensuração de resultados financeiros e econômicos de marketing)

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

Demski da Silva, C., Boeing da Silveira, R., & Moll Brandão, M. (2014). A LEALDADE DO CONSUMIDOR COMO CONSEQUÊNCIA DAS EMOÇÕES, QUALIDADE PERCEBIDA, E VALORES DE CONSUMO: UM ESTUDO NO COMÉRCIO DE VAREJO TÊXTIL. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 6(3), 367–384. Recuperado de https://revistapodes.emnuvens.com.br/podesenvolvimento/article/view/315

Edição

Seção

Artigos