UMA COMPARAÇÃO CONCEITUAL ENTRE AS METODOLOGIAS DE SIMULAÇÃO DISCRETA E A CONTÍNUA COMO ELEMENTO IMPULSIONADOR DA SIMULAÇÃO HÍBRIDA
Resumo
Neste trabalho, um estudo conceitual envolvendo os paradigmas de simulação discreta e a contínua é conduzido com o intuito de promover o desenvolvimento de uma metodologia híbrida. Partindo de uma investigação bibliográfica conceitual de ambos os paradigmas de simulação, o trabalho revela suas características principais e seus potenciais de aplicabilidade, delineando suas possibilidades de contribuição para o desenvolvimento de modelos híbridos de simulação. Como proposição final, a integração de ambas as metodologias em um único modelo é capaz de expandir o espectro de compreensão do sistema em estudo, com a possibilidade de integração de diferentes visões de mundo e de diversos níveis de complexidade de formulação, apresentando-se como ferramenta poderosa para análise sistemas complexos de diversas naturezas.
Palavras Chave: simulação discreta, simulação contínua, simulação híbrida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.